A Direcção Geral de Saúde (DGS) em sintonia com a Organização Mundial deSaúde (OMS) e a World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), promove pelo 6º ano consecutivo a Semana Mundial do Aleitamento Materno. (SMAM).


As comemorações da SMAM de 2011 irão decorrer entre 3 e 9 de Outubro, tendo este ano o slogan Fale comigo! AMAMENTAÇÃO - Experiência "3D"

  

i010138

 

Para 2011 a WABA elegeu como slogan:

Fale comigo! Amamentação - experiência “3D”


Vivendo-se tempos em que as taxas de aleitamento materno exclusivo continuam a subir, porquê continuar a falar sobre a amamentação?

Tratando-se de um processo fisiológico normal, porquê continuar a falar de aleitamento materno?


A realidade parece revelar que a abordagem deste tema continua confinada aos serviços de saúde e esferas relacionadas. A WABA e a Direção-Geral da Saúde apelam a todos para que partam para a ação, ultrapassem fronteiras, percorram novos caminhos e aliciem os jovens a associarem-se às comemorações da SMAM2011.

Os jovens representam cerca de 18% da população mundial e são um setor de valor inestimável para qualquer movimento de saúde pública. A WABA associando-se ao Ano Internacional da Juventude solicitou a um grupo de jovens para que chamassem a atenção das Nações Unidas para o apoio ao aleitamento materno.

O tema deste ano propõe um novo olhar (“3D”) sobre as dimensões da nossa própria vida e propõe que os acontecimentos comuns que ocorrem em determinado tempo e lugar possam ser comunicados/partilhados e assim tornarem a nossa experiência mais consistente/robusta.

Usando as nossas próprias vozes, podemos conversar com outras pessoas sobre o tópico da amamentação, como importante para a saúde e bem-estar, mas também para o meio ambiente, para os direitos das mulheres e para o desenvolvimento social.


E porquê os jovens?

Para uma tomada de consciência e mobilização para a ação, capaz de elencar, conectar e construir pontes entre gerações, culturas, religiões e civilizações, parecem ser os jovens a saber acrescentar-lhe uma perspetiva vibrante capaz de encorajar outros a abraçar esta campanha mundial.

"As novas gerações estão à procura de oportunidades para fazer a diferença, para serem incluídas no diálogo com impacto no mundo futuro e, para perseguirem os seus sonhos enquanto aprendizes para a vida", diz Kathy Houng coordenadora da Juventude WABA.


Outro jovem defensor, Bich Phan Ngan diz: "enquanto indivíduo jovem, eu quero contribuir para o movimento global do aleitamento materno! Não só quero certificar-me pessoalmente de que a mensagem chega aos meus amigos e familiares, como preciso de aprender mais sobre aleitamento materno e sobre como os ajudar se necessário."