A Direcção-Geral da Saúde (DGS) em sintonia com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), promove pelo 5º ano consecutivo a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM).

 

As comemorações da SMAM de 2010 irão decorrer entre 4 e 10 de Outubro com o tema "Apenas 10 passos - O caminho Amigo do Bebé".

  

i010431

 

A SMAM2010 tem como objectivos:

  • Valorizar o contributo dos Dez Passos

  • Revitalizar actividades nos serviços de saúde e na comunidade

  • Informar todas as pessoas de que a protecção, promoção e apoio ao aleitamento materno constitui um direito da mãe, um direito da criança e um direito humano.

  • Garantir que os profissionais de saúde que prestam cuidados a mães e crianças estão preparados para o aconselhamento em alimentação dos lactentes.

 

Vários estudos demonstraram que a aplicação dos 10 passos contribui para o início da amamentação e para o aumento do aleitamento materno exclusivo. O leite materno melhora a curto e longo prazo a saúde materna e infantil e assim contribui, também, para as metas do Desenvolvimento do Milénio nº4 e nº5 que são: Reduzir a Mortalidade Infantil e Melhorar a Saúde Materna.

 

Fundamentação

 

  • Os serviços de saúde desempenham um papel fundamental no estabelecimento do aleitamento materno.

  • Os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno providenciam o apoio de que necessitam as mulheres que querem amamentar e constituem um guia para os profissionais de  saúde.

  • Este ano, a Semana Mundial do Aleitamento Materno comemora o 20.º aniversário da Declaração de Innocenti que apelou à implementação dos Dez Passos em todas as maternidades.

  • Nos últimos 20 anos, mais de 20.000 maternidades (28%), implementaram os Dez Passos e foram certificadas pela Iniciativa Hospital Amigo dos Bebés (IHAB).

  • Ao longo deste período, as taxas de aleitamento materno exclusivo aumentaram significativamente.

  • No entanto, a redução mundial do programa IHAB, a formação inadequada e o fraco cumprimento dos Dez Passos nas Maternidades já certificadas têm contribuído para a estagnação ou declínio das taxas de aleitamento materno exclusivo.

  • Urge proceder a uma avaliação e determinar os passos seguintes.



OS DEZ PASSOS PARA O SUCESSO DO ALEITAMENTO MATERNO

 

Todos os serviços que prestam cuidados a mães e recém-nascidos devem:


1. Ter uma política de aleitamento materno escrita, afixada, a transmitir regularmente a toda a equipa de cuidados de saúde.

2. Dar formação à equipa de cuidados de saúde para que implemente esta política.

3. Informar todas as grávidas sobre as vantagens e a prática do aleitamento materno.

4. Ajudar as mães a iniciarem o aleitamento materno durante a primeira meia hora após o nascimento*.

5. Mostrar às mães como amamentar e manter a lactação, mesmo que tenham de ser temporariamente separadas dos seus filhos.

6. Não dar ao recém-nascido nenhum outro alimento ou líquido além do leite materno, a não ser por indicação médica.

7. Praticar o alojamento conjunto: permitir que as mães e bebés permaneçam juntos 24 horas por dia.

8. Encorajar o dar de mamar sempre que o bebé queira.

9. Não oferecer tetinas ou chupetas às crianças amamentadas.

10. Encorajar a criação de grupos de apoio ao aleitamento materno, encaminhando as mães para estes, após a alta do hospital ou maternidade.